É o tratamento das patologias referentes a problemas estruturais.
As estruturas de concreto sofrem desgaste natural e se degradam ao longo do tempo, sendo assim, ações climáticas, desgaste pelo uso, e até falhas de projeto, podem ser um grande motivador do problema.
O concreto é sem dúvida um dos elementos mais utilizados nas grandes estruturas, visto que, a recuperação do concreto deve ser realizada prontamente, de modo que a estrutura volte ao perfeito estado de funcionamento, mantendo assim a segurança dos usuários e aumentando a vida útil da mesma. A Recuperação estrutural de concreto funciona da seguinte maneira:
Trata-se de uma técnica utilizada em vários elementos estruturais, atuante no reforço a compressão, flexão e cisalhamento de estruturas de concreto armado. Consistindo na colagem de chapas metálicas na superfície do concreto através de um adesivo epóxi. A sua aceitação em grande parte se deve ao fato de ser um sistema de execução simples, baixo peso e reduzido acréscimo de seções transversais.
Conhecida e utilizada em vários países por ser uma técnica eficaz, de alto desempenho e muito confiável o reforço com fibras de carbono pode ser aplicada em estruturas de concreto, madeira e aço. Seu objetivo é absorver os esforços mecânicos e a matriz polimérica transmitir uniformemente esses esforços, são aplicadas sob a superfície preparada do concreto. A preferência pelo uso de fibras de carbono se deve ao baixo peso próprio, que faz não sobrecarregar a estrutura e à grande resistência do material. A técnica de reforço em si é simples, rápida e gera poucos transtornos.
O monitoramento das estruturas tem como objetivo a análise e o estudo do comportamento dos elementos estruturais envolvidos, pode ser realizada mediante a instalação de lamínulas de cristal nos diversos pontos de fissura, trinca ou rachadura detectados. Pode-se constatar após período de tempo determinado e várias análises técnicas se a estrutura encontra-se estável ou continua sofrendo deformações. Deste modo, é possível determinar-se exatamente o estado de estabilidade da estrutura, tornando-se possível atuar diretamente sobre as causas do problema.
ENTRE JÁ EM CONTATODrenagem é o escoamento das áreas encharcadas do terreno através de tubos, túneis, canais, valas e fossos, possivelmente podendo recorrer a motores como uma forma de apoio ao escoamento. Os canais podem ser naturais, por exemplo: rios ou córregos, artificiais de concreto, que podem ser simples ou armado e também de gabião. Os sistemas de drenagem, que compreendem além dos condutos livres e dos condutos forçados podem ser urbanos e/ou rurais e visam escoar as águas de chuvas e evitar enchentes.
A drenagem superficial é estudada através da hidrologia, disciplina que geralmente é ensinada em cursos como Engenharia Civil, Engenharia Hidraúlica, Engenharia Sanitária e até mesmo Engenharia Ambiental.
Frequentemente vem sendo utilizado os chamados Geossintéticos, que servem para melhorar o desempenho e prolongar a vida útil dos sistemas de drenagem.
Para a elaboração do projeto de drenagem, são necessários vários tipos de análises, fazer o reconhecimento e a delimitação da área afetada, consultar o projeto de levantamento topográfico do terreno, estudar as bacias hidrográficas existentes no local, levando em consideração o nível do lençol freático, analisar o tipo de solo através de um projeto de sondagem e por fim todos estes itens acima citados devem estar compatíveis com as normas estabelecidas para este tipo de serviço.
ENTRE JÁ EM CONTATOÉ uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de um imóvel contra ação de águas que podem ser de chuva, de lavagem, de banhos ou de outras origens.
Muros são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. Podem ser construídos em alvenaria (tijolos ou pedras) ou em concreto (simples ou armado), ou ainda, de elementos especiais.
Os muros de arrimo podem ser de vários tipos: gravidade (construídos de alvenaria, concreto, gabiões ou pneus), de flexão (com ou sem contraforte) e com ou sem tirantes.
Pisos industriais de concreto são elementos estruturais que têm a finalidade de resistir e distribuir ao subleito esforços verticais provenientes dos carregamentos a que estiver submetido. É sobre eles que as atividades de movimentação de cargas e de equipamentos se realizam. Por isso, a correta execução é fundamental para garantir seu desempenho. O adequado dimensionamento da espessura do piso, juntas de dilatação, acabamentos de superfície conferem a funcionalidade da estrutura conforme as solicitações a que será submetida, por exemplo:
A estaca Mega constitui-se em um tipo de estaca que quando da cravação não produz impactos ou vibrações, tendo em vista que seu princípio de funcionamento é de Ação/Reação e sua aplicação se faz por meio hidráulico.
Uma estaca deve ser projetada para suportar determinada solicitação de carga. A relação capacidade de carga/comprimento da estaca, deve ser definida em função principal das características geológicas. A utilização de sistema hidráulico para a aplicação de nossas estacas Mega permite-nos, através de controle manométrico, monitorar a qualquer momento a carga efetiva de cada estaca, nos diversos pontos em questão.
As estacas Mega podem ser compostas de concreto pré-moldado, perfil ou tubos metálicos. Parcelas significativa de nossas obras utilizadas estacas de concreto pré-moldado, as quais são por nós fabricadas, proporcionando uma melhor relação custo/benefício, permitindo assim, um controle de qualidade mais efetivo.
ENTRE JÁ EM CONTATOVistorias e perícias técnicas são constatações técnicas preventivas e paleativas, através das vistorias e das perícias técnicas serão determinadas as causas dos problemas, mediante a emissão de um laudo circunstanciado ou conclusivo. Este documento legal presta-se a antecipação de provas e condições do estado em que se encontra a edificação. Muitas vezes são necessários vários tipos de ensaios tecnológicos, aferição de medidas, rompimentos de corpos de prova, testes de esclerometria, ensaio de carbonatação do concreto, análise termográfica, entre outros, requisitos que dependem fundamentalmente de profissionais experientes, especializados e habilitados.
Por exemplo, problemas de:
Laudo que caracteriza os tipos de acabamentos e revestimentos e sua inflamabilidade. Exigido pelo Corpo de Bombeiros e realizado com base na norma NPT 010. Prestamos total suporte e assessoria para a correção dos eventuais problemas detectados.
Tem por objetivo detectar anomalias que afetam o desempenho de produtos ou serviços, ou os tornam inadequados aos fins a que se destinam, causando transtornos ou prejuízos materiais ao consumidor. Podem decorrer de falha de projeto ou de execução, ou ainda da informação defeituosa sobre sua utilização ou manutenção.
A Engenharia de avaliações é um ramo da engenharia que agrupa um vasto conjunto de conhecimentos de engenharia e de arquitetura, além de outras ciências naturais, exatas e sociais e tem como objetivo determinar o valor de um bem, de seus direitos, frutos e custos de reprodução, ou seja, a avaliação imobiliária.
Quando edificações precisam sofrer intervenções devido a obras no seu entorno, é preciso realizar, preliminarmente, uma vistoria para retratar tecnicamente a situação atual do imóvel e precavê-lo de possíveis danos, assim como resguardar a construtora e o vizinho da futura obra.
Tem por objetivo determinar as reais condições em que a obra se encontra e sugerir as eventuais intervenções para garantir a devida segurança para sua continuidade.
Execução de projetos e acompanhamento dos trâmites nos diversos órgãos competentes.
Laudo de inspeção visando detectar anomalias, falhas e inconformidades, com o propósito de fazer correções antes de formalizar a entrega da obra.
Uma boa definição está na “NBR 13752 – Perícias de engenharia na construção civil”, que vale a pena transcrevermos:
PARECER: OPINIÃO, conselho ou esclarecimento técnico emitido por um profissional legalmente habilitado sobre assunto de sua especialidade.
LAUDO: Peça na qual o perito, profissional habilitado, relata o que observou e dá as suas conclusões ou avalia, FUNDAMENTADAMENTE, o valor de coisas ou direitos. Nenhum é mais importante que o outro, simplesmente são aplicados em cenários distintos para situações distintas.
Por seu turno, um LAUDO termina por se constituir em uma PROVA TÉCNICA, e por essa razão não se trata de opinião, mas sim de conclusão devidamente fundamentada.
O Código de Processo Civil (CPC) explica:
“Art. 473. O laudo pericial deverá conter: ... III - a indicação do método utilizado, esclarecendo-o e demonstrando ser predominantemente ACEITO PELOS ESPECIALISTAS DA ÁREA do conhecimento da qual se originou;”
Levantamento fotográfico e métrico através de droneamento da área ou edificação a ser estudada e levantada. Suas funcionalidades são diversas, sendo amplamente utilizadas para levantar o detalhamento fotográfico e métrico para uma análise detalhada da situação da edificação. Vem sendo amplamente empregada em todos os serviços de laudos circunstanciados e parecer que necessitem deste recurso.
ENTRE JÁ EM CONTATOO projeto de fundações consiste nas seguintes fases:
Atuamos no desenvolvimento de soluções estruturais em concreto e/ou aço, de acordo com as necessidades de cada projeto. Nosso escopo de trabalho abrange o projeto de:
Desenvolvemos todas as etapas do Projeto Estrutural, englobando desde os Estudos Preliminares até o Projeto Executivo, de acordo com as fases citadas abaixo:
Levantamento dos dados necessários e estabelecidos os parâmetros para a execução do projeto, de acordo com o contratante ou seus prepostos e, se necessário, com outros participantes do trabalho. Eventualmente a etapa conterá serviços preliminares, tais como levantamento topográficos, sondagens, pareceres técnicos e outros, que poderão estar sob a coordenação do projetista da estrutura, mesmo se executado por terceiros.
Destinada à concepção e à representação do conjunto de informações técnicas provisórias de detalhamento da construção, necessárias ao inter-relacionamento das atividades técnicas do projeto. Nesta etapa será feita a definição básica da concepção estrutural e do processo construtivo. Os elementos resultantes deverão ser suficientes à elaboração de estimativas mais apuradas de custos e de prazos dos serviços de obra aplicados.
Deverá atingir um nível de detalhamento suficiente para que fique perfeitamente definida a estrutura quanto à sua forma e dimensão.
Destina-se à concepção e à definição final do conjunto de informações técnicas para realização da obra, incluindo quantitativos de materiais, especificações técnicas e de serviços, e, quando previsto em contrato, o memorial de cálculo completo.
ENTRE JÁ EM CONTATOAtuamos no desenvolvimento de soluções para instalações prediais de acordo com a necessidade de cada projeto. Como segue abaixo: